Nos últimos anos, o crescimento do mercado e as mudanças nos hábitos das pessoas provocaram uma transformação nas relações de consumo. Essas relações estão presentes em qualquer situação que envolva uma empresa ou fornecedor, um cliente e um produto ou serviço.
No entanto, o aumento significativo da oferta e da demanda por mercadorias e serviços tornou essencial compreender profundamente o funcionamento dessas interações.
É essencial compreender as leis e regulamentações que regem essas relações, assim como os direitos e responsabilidades envolvidos.
Além disso, é importante para as empresas estabelecer uma comunicação clara e transparente com os clientes, fornecendo informações precisas sobre produtos, serviços, preços e políticas de devolução.
O direito do consumidor é o ponto de encontro entre as duas partes (consumidor e fornecedor), que diferencia o consumo de outros tipos de ligação entre empresas e pessoas.
Podemos citar como exemplos de consumidores: uma pessoa que contrata um plano de saúde e um salão de beleza que contrata serviços de uma empresa de telefonia para ter acesso a internet e fazer ligações em seu estabelecimento.
É importante que os consumidores conheçam seus direitos e estejam cientes das proteções legais disponíveis para garantir uma relação de consumo justa, segura e satisfatória.
Conte conosco para compreender profundamente as interações consumeristas e estar por dentro de seus direitos!